Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. (Mat 19)
E comum basear-se no que Jesus disse para pensar que a vontade de Deus e contraria ao divorcio A minha maneira de entender essa passagem e bem literal. No meu entender, por causa da dureza dos vossos coracoes (esta explicado no livro de Deut no capitulo 22) significa: pelo fato de voces serem opressores e mandarem suas mulheres para fora de casa sem razao alguma, moises instituiu a carta de divorcio. Ou seja, a dureza de coracao = a atitude opressora da epoca de Moises. Que continuava na epoca de Jesus e por isso ele incluiu os Farizeus dizendo SEU CORACAO.
Na visao evangelica de hoje o entendimento e mais geral como se Jesus estivesse falando, nao para os fariseus, mas para o mundo inteiro. Nessa visao o termo dureza de vossos coracoes nao tem a haver com uma coisa especifica, mas algo generico. Ou seja, quando um evangelico le esse texto ele entende, por causa da raca humana ser pecadora e maldosa moises instituiu a carta de divorcio. Ou seja, a lei do divórcio (dada por Moisés) foi dada por pressão, mas ao princípio não foi assim, ou seja, Deus não esta de acordo com esta maldade. Como se Deus tivesse sido pressionado pelos homens e tivesse dito, ok meus filhos eu vou dar esse colher de cha para voces, mas saibam que eu nao gosto dessa historia. E como se o nosso pai estivesse dizendo. Tudo bem meu filho se voce quer tanto andar de moto sem capacete vai, mas saiba que isso nao me agrada . . . Se fossemos falar ao contrario diriamos, se voces nao fossem tao pecadores, nao precisaria da carta de divorcio. E disso e evangelico tira o sofisma: So existe divorcio porque somos pecadores portanto divorcio e pecado e nao devemos praticar.
Para mim isso foi uma medida social e para voce e um principio cristao. Para mim um povo chamado de Judeu estava sofrendo porque muitos homens cansavam de suas mulheres e ou diziam que elas nao tinham casado virgem, ou apenas jugavam elas para fora de casa, dando a entender que elas o trairam sexualmente e essas viravam prositutas ou eram apedrehadas ate morrer. O lider desse povo. Cara chamado Moises tomou uma atitude muito sensata e disse: daqui pra frente se voce quiser mandar sua mulher embora, SE NAO FOR POR RELACOES ILICITAS, POIS ESSAS SAO TRATADAS COM PENA DE MORTE, mande com uma carta de divorcio, pois assim ela pode voltar para casa do pai dela, casar de novo e nao ser apedrejada na rua. Para voce e para a maioria dos evangelicos, Jesus estava dizendo Moises apenas instituiu o divorcio porque voces sao pecadores e maus e nao vao conseguir manter um casamento.
Vamos continuar na logica evangelica mais um pouco . . .
Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas (Porneia), e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério.” Mateus 19:8-9
Comentario de um amigo evangelioc em um Blog: Aqui nós vemos mais uma vez Jesus falando que foi Moisés que permitiu o divórcio e tambem vemos que independendemente da carta de divórcio, se repudiar já está errado. Vemos que Jesus condena o repúdio tudo o que vemos é o Senhor falando para nao separar. “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” Mateus 19:6 quando nos casamos nao somos mais duas pessoas, mas uma só carne, e Ele ainda diz que o que Deus ajuntou nao separe o homem não tem nada a ver com carta de divórcio.
Entao a interpretacao e que Jesus condena o repudio partindo do principio que Jesus esta falando para o mundo e nao para os farizeus sobre a lei da carta de divorcio de Moises. Moises fala da carta de divorcio em Deut 24 mas em Deut 22 ele fala dos pecados sexuais. Veja que Moises esta tentando fazer justica principalmente para a mulher oprimida. Alguns exemplos: Se um home casar com uma mulher e nao gostar mais dela e difama-la os pais da mulher tem que provar que ela era virgem, se for provado, o cara apanha, tem que pagar uma multa para o PAI da moca e ainda ficar com ela. Se for provado nao era virgem, pena de morte para ela. Se um homem deitar com uma mulher que tem marido, os dois morrem, isso se for de comum acordo. Se um homem deitar com uma mulher que tem marido na cidade, os dois morrem ele por estupra-la e ela por nao gritar. Se um homem deitar com uma mulher no campo (onde ninguem pode ouvir os gritos) o homem morre e a mulher ganha nao pois nao da para saber se ela gritou ou nao. Da pra notar que tudo isso esta protegendo a mulher ?
Tudo isso e uma conduta social que esta tentando igular as forcas, mas ainda muito embebida de machismo porque apesar de tudo a mulher e tratada como um bem que passa de pai para filho. No caso da mulher difamada, quem ganha o dinheiro da multa e o pai e nao a mulher, e alem disso ela vai voltar para o palhaco que a difamou. Outro exemplo do machismo e quando o homem estupra uma virgem, nesse caso, como o ele nao humilhou um outro homem, ele nao precisa morrer, apenas pagar uma multa para o pai da moca e tomar a mulher como esposa, e nesse caso a lei diz que ele nao pode repudia-la nunca mais. Veja como a mulher era vista, nao tem voz e nem vez, muito menos sentimento. O importante disso tudo e que nessa lei, os pecados sexuais eram vistos como os piores pecados e todos com pena de morte. A instituicao do divorcio dada por moises foi no mesmo dia em que ele mandou matar o adultero. Um pouco depois de falar dos pecados sexuais.
E agora vem Jesus dizendo que se voce quiser divorciar de sua mulher, so pode se ela tiver relacoes sexuais com outro. Moises disse: para traicao, difamacao, casar sem ser virgem a pena e morte. Se nao houver problemas sexuais, e ainda quiserem se divorciar tudo bem mas tem so com carta de divorcio. Minha pergunta e: Como pode Jesus se levantar para os Fariseus (que eram pessoas que tinham essa lei como sagrada) e comecear a inverter as coisas e dizendo, se voce quiser divorciar sem motivo nao pode, mas se sua mulher te trair eu deixo voce se divorciar, mas so deixo isso porque voce e muito ruim e nao consegue manter um relacionamento. Como isso pode fazer sentido ? Entao para Jesus divorciar pior do que trair ? E o que aconteceu com a pena de morte ? Sumiu ? Voce acha que os Fariseus nao iam cair em cima de Jesus e dizer, voce nao entende nada da lei, pois o pecado para relacoes ilicitas e a pena de morte a nao o divorcio. Se a interpretacao evangelica era que Jesus estava falando ao mundo contra a separacao, entao porque ele, sendo Deus, abriria a toa brecha que nunca existiu a favor do divorcio ?
Desculpe mas eu nao posso acreditar que essa foi a intencao de Jesus. No meu entender Jesus nao estava abrindo uma excesao, mas estava apenas igualando as coisas, da mesma maneira como ele igualou muitos outros no sermao da montanha. Para mim Jesus disse alguma coisa do tipo: Para voces Farizeus que pensam que lei da carta de divorcio te livra da lei do amor e da justica, eu digo a voces: quem mandar sua mulher embora de casa sem carta de divorcio, nao sendo por relacoes sexuais (REPETINDO O QUE MOISES DISSE JA QUE RELACOES SEXUAIS ILICITAS NAO TEM DIVORCIO TEM PEDRA NA CABECA ATE MORRER) e casar com outra COMETE ADULTERIO. Jesus estava dizendo que para ele o fariseu que mandasse a mulher embora sem carta de divorcio deveria ser tratado como uma pessoa que comete adulterio, ou seja, punido com pena de morte. Isso calou os Farizeus assim como eles se calaram quando em outra feita, eles queriam apedrejar uma mulher pecadora e Jesus disse, quem nao tiver pecado atire a primeira pedra. Ou seja, o pecado dela nao e maior do que o seu. Se quiser apedrejar ela por ter tido relacoes sexuais, entao apedreje a voce mesmo por ser mentiroso, invejoso, opressor e etc. E se voce quiser mandar sua mulher embora porque nao mais gosta dela, isso e tanta falta de amor do que se voce adulterar com outra, por isso voce e culpado do mesmo pecado.
De novo, meu entendimento da lei de moises foi uma tentativa de acertar um problema social para manter a orderm em um povo. Jesus com sua revolucao do amor e do espirito veio falar de coisas produndas na alma do homem e dizer que a lei se resume em amar o seu proximo e ao seu Deus. Os fariseus que adoravam a lei da carta de divorcio primeiro porguntaram a Jesus se era licito mandar embora. Jesus primeiro disse a eles, esqueca o certo e o errado da lei, o importante e amar e ficar junto, foi apara isso que fomos criados. Os farizeus entao usaram a lei contra ele, e Jesus devolveu a lei para eles, dizendo se voces querem a lei entao que tenham a lei, mas na divorciar e adulterar, no meu livro e a mesma coisa. Se querem matar o adultero entao que tambem matem o que quer se divorciar, pois os dois estao contra a lei do amor. Para mim a conversa se resume nisso e acabou ai com Jesus colocando os Fariseus em Xeque mate, dai para frente a conversa muda de tom e passa a ser com os discípulos.
Grande Abraco,
Alex Puglia
No comments:
Post a Comment