Friday, July 30, 2010

Teu amigo é aquele que respeita a tua consciência

Um dos melhores textos que ja li sobre o "amigo" que escolhemos para passar o resto das nossas vidas.

Tua mente é um santuário inviolável!

Ninguém, nem teus pais, nem teus irmãos, nem teu melhor amigo e confidente podem forçar-te a descobri-la, caso não queiras.

Se existe uma liberdade, esta é a tua liberdade.

Se decides pois, por razões que são tuas, deixar que apenas Deus conheça certas coisas que te magoaram e ainda te magoam, contar apenas em parte aquilo que “ realmente se passou contigo, buscar auxilio, mas exigir o direito de não contar tudo, e zelosamente guardar certos detalhes que não queres e achas que não deves contar nem ao amigo que mais te ama ou pelo qual darias a vida, se preciso fosse, é teu direito, porque tua mente é inviolável e tens direito aos teus segredos.

Erres, peques, cometas a maior das asneiras, tragas no peito um peso que sufoca e algumas lembranças que certos dias te perseguem ainda assim, se não queres abrir de todo o coração, o direito é seu..

Um amigo poderia pedir e suplicar com lagrimas que abrisses o jogo e contasses tudo, mas só poderia pedir, exigir nunca. Se o fizesse, deixaria de ser amigo, porque amigo respeita o segredo que não queres e não vais contar.

Se um dia, porém, tomares suficiente amor e confiança, junto a certeza de que não serias vítima de traição se contasses, e quiseres desabafar entretanto nos mínimos detalhes de tudo aquilo que agora te machuca, vê bem, escolhe bem o amigo.

Procura aquele que sempre acreditou em ti, que jamais se escandalizou com nada do que ouviu, que chorou contigo, que ficou ao teu lado, não importa o que tenhas feito e que quando percebeu que te cansavas, até se afastou e calou para não ferir o teu direito de curtir as tuas próprias dores e segredos,

Procura aquele que nunca te forçou ao que não querias, que te pediu e quando ganhou não exagerou, que quando não ganhou compreendeu, e que quando magoado deu volta por cima e continuou fiel, como um cão de caça ou um viralata que ama e é agradecido.

Procura um amigo que teve a coragem de te corrigir, de te dizer que estavas no erra, de te prevenir aonde acabarias, de não apontar o dedo em riste quando erraste, de manter a mesma ternura no olhar quando outros te censuravam.

Procura um amigo que nunca demonstrou ciúme, que vibra de felicidade quando te vias feliz com outros, que fazia de tudo para que tivesses outros amigos, que alertava quando previa o perigo, mas que nunca interferiu em nenhuma das tuas amizades.

Procura, enfim, um amigo que, mais do que amigo, foi irmão.

Se achares perto, peça licença e conte tudo.

Se estiver longe, chame-o que ele virá.

Se o tiveres mandado embora, peça uma chance que ele a dará.

Se tiveres um amigo que jamais violou o santuário de tua consciência e mesmo sabendo mais doq que imaginavas, nunca exigiu que dissesses aquilo que não querias, num dia qualquer de ternura, dá-lhe um abraço ou um beijo sem razão qualquer e sem nenhuma palavra de explicação.

E caso ele fique embasbacado sem entender porque, não digas nada.

O santuário inviolável de tua mente saberá porque.

Ninguém tem maior amor que aquele que da a vida pelos seus amigos.

Ninguém tem maior amor do que aquele que respeita os direitos de um amigo.

E só merece o nome de amigo, aquele que jamais forçou tua consciência, porque te aceitava como validade e não como projeto ou imagem.

Amigo, enfim, é aquele que gostou de ti por seres, simplesmente por seres.

Sunday, July 18, 2010

Carta de Divorcio . . . na cultura machista Judia dos tempos de Moises

Existe no meio do povo Cristao um sofisma que ja virou verdade de tanto se falar. Deus odeia o divorcio. Essa frase vem de uma traducao equivocada de um versiculo do livro de Malaquias. Esse verso comecou a ser interpretado dessa maneria a nao muito tempo atras, mas hoje ate em traducoes novas da Biblia com a Biblia Viva ja traduzem o termo repudio como divorcio e na verdade tanto no hebraico como no grego as duas palavras sao bem diferentes. E comum lermos a Biblia pensando que as palavras que temos hoje para definir acoes, e sentimentos sao as mesmas que as pessoas tinhas a 4 mil anos atras. A definicao de divorcio hoje e muito clara, assim como a definicao de casamento. A 4 mil anos atras nao existia festa de casamento, nao existia certidao de casamento e muito menos cartorio para lavra-las. Mas a 4 mil anos atras quando Moises falou sobre a CARTA DE DIVORCIO ou REPUDIO, pouco se tinha definido sobre obrigacoes e direitos nada era claro e as motivacoes para as leis eram completamente diferente das de hoje.

Na epoca de Moises, consequentemente e talvez ate principalmente na cultura Judia, MULHERES NAO TINHAM VOZ E MUITO MENOS OPINIAO, NAO TINHA DIREITOS E NAO PODIAM SE SUSTENTAR, A NAO SER AS PROSTITUTAS. Os homens faziam com elas o que queriam. TOMAVAM QUANDO BEM QUISESSEM, CASAVAM AS VEZES OUTRAS VEZES APENAS ESTUPRAVAM, MANTIAM EM CASA ENQUANTO LHES APRAZIA, e depois mandavam embora de casa, por qualquer motivo. Muitas vezes nao so mandavam para fora de casa ma tambem VENDIAM A MULHER PARA OUTRO HOMEM, que a escravisaria por mais algum tempo e passaria para frente . . . QUALQUER MOTIVO . . . veja . . . “Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.” Deut 24:1 veja ainda esse outro . . . Mal 21: 13 e despirá a veste do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e, depois, entrarás a ela, e tu serás seu marido, e ela, tua mulher.14 E será que,SE NAO TE CONTETARES MAIS DELA DEIXARAS IR A SUA VONTADE; mas, de sorte nenhuma, a venderás por dinheiro, nem com ela mercadejarás, pois a tens humilhado.

O que Moises instituiu nao foi o direito de se divorciar pois isso os homens ja faziam sem problema algum, o que foi instituido foi KERIYTHYWTH, que traduz-se por CARTA DE DIVORCIO OU DE REPUDIO. Ou seja, o homem escreve uma carta, da na mao de sua esposa e depois disso ele SHALACH que traduz-se como colocar para fora de casa (mandar embora). Esses dois termos nao podem ser usados intercambiavelment. Apesar de muitas traducoes novas o fazerem. O termo keriythuwth e usado apenas 3 vezes na biblia: uma em Deuteronomio 24:1 quando foi instituido por Moises a Carta de Divorcio, e outras 2 vezes referindo-se a ruptura da alianca de Deus com a casa de Judah (Is 50:1, Jer 3:8) NESSAS 3 VEZES ESSE TERMO VEIO SEMPRE ACOMPANHADO DE UMA TERMO QUE REFERE-SE A CERTIFICADO,OU UMA ASSINATURA. O que foi instituido entao, por Moises foi uma lei dizendo que quem quer que resolva POR QUALQUER MOTIVO ACHAR QUE SUA MULHER NAO TE CONTENTA MAIS, e quiser “manda-la embora” (shalach) faca isso dando a ela uma carta de divorcio (keriythuwth). Se nao fizer isso, a mulher nao vai poder casar-se de novo, NAO PORQUE ESTA EM PECADO E PRECISA VOLTAR PARA O SEU MARIDO, mas por causa da dureza de coracao dos MACHOS dessa epoca, pois nao importa o que a mulher disser para a os outros, se ela nao tivesse em maos uma carta ASSINADA por um HOMEM ela era uma repudiada e vai terminar ou apedrejada ou na prostituicao.

Muitas vezes as leis judaicas usam palavras fortes para que o povo entenda, por isso Jesus diz em Mateus 5, por causa da dureza do vosso coracao: Um exemplo simples disse e o fato de na lei de moises o homem que comesse sem se lavar antes do jantar estava em pecado, na verdade a palavra pecado e apenas usada para que o, duro de coracao, entenda, mas o efeito e nada mais do que praticas normais de higiene, que nao eram muito conhecidas na epoca. Por causa de leis como essas o povo Judeu era o povo que menos doencas tinha porque eram mais higienicos do que os outros povos. Com isso em mente, entenda que o fato da lei dizer que a mulher repudiada seria adultera se casasse de novo foi estipulada exatamente para protege-la mais uma vez do injustica dos dominadores sem coracao. Pois se uma mulher fosse “posta para fora” e conhecesse um homem que se apaixonasse por ela e que viesse a saber que ela nao tem uma carta de divorcio, talvez ele apenas estupraria a mulher por alguns meses e depois tambem “colocaria para fora” mas pela misericordia de um Deus que odeia a injustica foi estipulada uma lei que dizia que quem dormisse com uma mulher sem a carta de divorcio estaria cometendo adulterio. Assim esse novo homem POR MEDO DE COMETER PECADO e NAO POR AMOR ou COMPAIXAO, talvez fosse atras do antigo marido para pedir-lhe uma carta de divorcio. Assim acertando a injustica que havia sido feita com essa mulher.

Ou seja, tudo isso foi feito pela dureza do vosso coracao, pois se os homens nao fossem tao brutos e nao tratassem a mulher como um obejeto para ser usado e jogado fora, nao precisaria de carta de divorcio . . . se os homens nao sentissem que eles podiam ter todas as mulheres que eles quiserem e depois "mandar embora", as mulheres separadas poderiam ser aceitas por outros homens e assim comecar uma vida normal. Abrindo um parenteses, o mundo evoluiu para esse estado onde a carta de divorcio e assinada por ambos e nao apenas pelo homem, por isso disse no comeco que o divorcio daquele tempo tinham motivos muito diferentes dos de hoje.

No caso de Malaquias tanto se refere, a palavra usada e SHALACH que significa “por pra fora”. Ou seja, exatamente o que a carta de divorcio veio acertar, um homem colocar para fora uma mulher sem a carta de divorcio. Amigos o que Malaquias estava reiterando era que Deus odeia essa injustica eh deslealdade de tratar a mulher como um bem que pertence a qualquer homem. Repare no versiculo 9 como o discurso para os sacerdotes (criadores e protetores das leis) eh sobre deslealdade, desigualdade, accepcao de pessoas . . . Deus esta transtornado com “tratar diferente pessoas que deveriam ser iguais” . . . Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei. Portanto o verso traduzido correto e entendido correto e o seguinte: Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que aborrece o shalach (MANDAR EMBORA SEM CARTA DE DIVORCIO) e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais.

Entendo com tudo isso a carta de divorcio foi uma lei instituida para trazer um pouco de justica as mulheres marginalizadas na epoca. Que eram passadas de homem para homem, usadas, estupradas, e depois largadas ou as vezes ate vendidas. E nada tem haver com a ideia de que a separacao e certa ou errada, ou se Deus aprova isso ou nao. Isso e assunto pessoal, a pessoa com quem vamos dividir nossa vida, nossos sonhos e nossa cama e assunto para apenas os envolvidos. A Biblia nunca se mteu nisso, porque sera que os cristaos teimam e faze-lo. Mais uma vez e bonito ver como livros espirituais estao sempre seculos na frente da civilizacao. O mundo civilizado so veio a entender isso alguns seculos atras, mas a Biblia ja falava da injustica de um mundo machista e repressor.

Friday, July 16, 2010

Falando e pensando

Sou apenas mais um rapaz, latino americano com um pouco de dinheiro no bolso e sem amigos importantes. Como muitos levo comigo a bagagem boa e ruim de nossa cultura brasileira. Carrego o ritimo das festas nas sensalas mas tambem o racismo me faz sem querer tratar diferente gente igual. Carrego a alegria dos carnavais mas tambem carrego a culpa do catolicismo. Trago comigo a criatividade de saber como resolver problemas, mas tambem trago a complascencia com a corrupcao, que nao me incomoda como incomodaria alguem que nao nasceu onde eu nasci. Enfim essa e a minha lente para ver o mundo, muitas dessas herancas eu ja mudei, muitas delas ainda posso ajeitar, e outras nunca vou conseguir me livrar. Mas esse seu eu, orgulhoso de quem sou e envergonhado de quem nao gostaria de ser . . . mas sou ! Sou o que sinto !